quarta-feira, 20 de março de 2013

MESTRADO - PLANO DE CURSO 2013 - UFMT

Dedico principalmente esta postagem às minhas e meus compatriotas do Povo Bororo e parentes indígenas de forma geral e a quem precisar de informações relacionadas ao curso de mestrado.

Coloco a disposição o plano de curso e as referência bibliográficas de estudo e pesquisa e as correntes filosóficas no curso de mestrado do qual Félix Adugoenau é mestrando, Turma 2013, apresentado e sugestionado pelo professor Dr. Cleomar Ferreira Gomes na aula de 19 de março de 2013, 3ª feira. 
Correntes filosóficas trabalhadas: 
CLÁSSICAS, LIBERAIS, POSITIVISTAS e FUNCIONALISTAS;
- COTIDIANO, HISTORICISMO, E HISTÓRICA DE VIDA;
- EDUCAÇÃO POPULAR;
- PÓS-ESTRUTURALISTA OU DESCONSTRUTIVISTA;
- MARXISTA;
- ESCOLANOVISMO, CONSTRUTIVISMO E SÓCIOINTERACIONISTAS;
- CULTURAIS/CULTURALISTAS E CRÍTICAS DO CONHECIMENTO;
- BIOLOGISTA, EVOLUCIONISTA, ANTROPOLOGISTA, ETOLOGISTA;
- FENOMENOLÓGICA DO CONHECIMENTO;
- IMPLICAÇÕES PÓS-MODERNISTAS COM A EDUCAÇÃO;





UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO ― UFMT
Instituto DE EDUCAção
Programa de Pós-graduação em Educação


PLANO DE CURSO ― 2013



Disciplina: Pesquisa em Ciência da Educação
Professores:   Dr. Cleomar Ferreira Gomes
                         

Carga horária: 60h     Turma  ....
Horário: terça-feira     14:00h às 18:00h                         Total de alunos: ....


EMENTA: O significado da Ciência em Educação e seus pressupostos epistemológicos, axiológicos, etológicos, ritológicos, mitológicos e praxiológicos. Métodos de investigação e suas lentes teóricas. Sistematização, generalização, prospecção e resultados. As diferentes perspectivas e matizes clássicos: funcionalismo, estruturalismo, historicismo, modernismo, fenomenologia e pós-modernismo. Limites e possibilidades destas configurações para a pesquisa em ciências da Educação.

OBJETIVOS 1) Ampliar a percepção compreensiva da importância da produção do conhecimento e seus interesses 2) Compreender e/ou optar, teórico-metodologicamente, por um objeto (sujeito ou temática) de pesquisa adequando-o ao melhor desenvolvimento possível da dissertação a ser empreendida no decorrer do Curso de Mestrado.

PROCEDIMENTOS: Leitura básica do principal autor e sua proposta metodológica, apoio de textos auxiliares de comentário, crítica e compreensão, debate coletivo em busca das possibilidades e limites de cada matiz.

AVALIAÇÃO: Ensaio e justificativa da escolha de caminho metodológico para a pesquisa que pretende empreender. Presença e participação nas aulas, comunicação de um trabalho do curso e elaboração de um texto monográfico publicável.

Referências:

CLÁSSICAS, LIBERAIS, POSITIVISTAS E FUNCIONALISTAS

COMTE, Auguste. Discurso preliminar sobre o conjunto do positivismo. Tradução José Arthur Gianotti e Miguel Lemos. 2 ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983. [Os Pensadores]
DURKHEIM, Émile. A Educação moral. Petrópolis: Vozes, 2008.
DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. São Paulo: Ed. Melhoramentos, 1973.
DURKHEIM, Émile. A Educação como processo socializador: função homogeneizadora e função diferenciadora. In Educação e Sociedade. Leituras de sociologia da educação. PEREIRA, Luiz & FORACCHI, Marialice (orgs.) 6 ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1974. p. 34-48.
DURKHEIM, Émile Sociologia. Tradução: J. M Toledo Camargo. 2 ed. São Paulo: Forense Universitária, 1970.
WEBER, Max. Ciência e Política: duas vocações. São Paulo: Cultrix, 1972.
WEBER, Max. Conceitos sociológicos fundamentais. Lisboa: Edições 70, 1989.
RUSSELL, Bertrand. Da Educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1977.
RUSSELL, Bertrand. Elogio ao ócio. Rio de Janeiro: Sextante, 2002.

COTIDIANO, HISTORICISMO E HISTÓRIA DE VIDA

ANDERY, Maria Amélia Pie Abib. et al. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. Rio de Janeiro, Garamond, São Paulo: Educ, 2004.
ARRIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro: LTC – Livros Técnicos e Científicos Editora, 1981.
CERTEAU, Michel de. A invenção do Cotidiano: 1 A arte de fazer. Rio de Janeiro: Vozes, 1994.
CERTEAU, Michel de. Cultura no Plural. Campinas: Papirus, 2003.
ELIAS, Norbert. Mozart: sociologia de um gênio. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
ELIAS, Norbert. Os estabelecidos e os outsiders. Rio de Janeiro: Zahar, 1995.
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas e sinais. São Paulo. Companhia das letras, 1989.
GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes e as idéias de um moleiro perseguido pela inquisição. São Paulo. Companhia das letras, 1987.
GOLDHILL, Simon. Amor, sexo & tragédia: como gregos e romanos influenciam nossas vidas até hoje. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
SAID, Edward W. Orientalismo: o oriente como invenção do ocidente. São Paulo: Companhia da Letras, 2007.
SENNETT, Richard. Carne e pedra: o corpo e a cidade na civilização ocidental. Rio de Janeiro. BestBolso, 2008.
SENNETT, Richard. O declínio do homem público: as tiranias da intimidade. São Paulo: Companhia da Letras, 1989.
ZELDIN, Theodore. Uma história íntima da humanidade. Rio de Janeiro. BestBolso, 2008.

EDUCAÇÃO POPULAR

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1985
FREIRE, Paulo. Educação como prática de Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação. São Paulo: UNESP, 2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
KUENZER, Acácia. Z. (Org.). Ensino Médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. São Paulo, Cortez, 2009.
KUENZER, Acácia. Z. . Ensino de 2º Grau ― O Trabalho como princípio educativo. São Paulo, Cortez, 1997
KUENZER, Acácia. Z. Pedagogia da Fábrica. São Paulo, Cortez, 1985.

PÓS-ESTRUTURALISTA OU DESCONSTRUTIVISTA,

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. História da Violência nas Prisões. Petrópolis: Vozes, 1996.
GOFFMAN, Erving. Manicômios, Conventos e Prisões. São Paulo: Perspectiva, 2001.
GOFFMAN, Erving. Comportamento em lugares públicos: notas sobre a organização social dos ajuntamentos. Petrópolis: Vozes, 2010.
RIVIÈRE, Claude. Os ritos profanos. Petrópolis: Vozes, 1996.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara, 1989.
GEERTZ, Clifford. O saber local...

MARXISTA

BERMANN, Marshall. Tudo que é sólido se desmancha no ar: a aventura da modernidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
CASTORIADIS, Cornélio. Entrevista com Cornélio Castoriadis. In BARBOSA, J. G. da. Multireferencialidade nas Ciências e na Educação. São Carlos. EdEFSCAR, 1998.
DIETRICH, Théo. Para uma Pedagogia activa e socialista: A educação pelo trabalho de Pavel P. Blonsky. São Paulo: Martins Fontes, 1974.
GRAMSCI, Antônio. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilizações Brasileiras, 1985.
MANACORDA, M. A. Marx y la pedagogia moderna. Barcelona, Espanha: Oikos-Tau ediciones, 1969.
MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a pedagogia moderna. São Paulo: Alínea, 2007.
NOSELLA, Paolo. A escola de Gramsci. São Paulo: Cortez, 2004

ESCOLANOVISMO, CONSTRUTIVISMO e SOCIOINTERACIONISTAS

BRUNER, Jerone Seymour. O processo da Educação. São Paulo: Editora Nacional, 1974. (Atualidades Pedagógicas).
GUSDORF. Georges. Professores para quê? Para uma pedagogia da pedagogia. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
GUSDORF. Georges. A agonia da nossa civilização. São Paulo: Convivio, 1978.
KILPATRICK, William Heard. Educação para uma civilização em mudança. São Paulo: Edições Melhoramentos, 1969.
PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Rio de Janeiro: Guanabara, 1978.
POSTMAN, Neil. O fim da Educação: redefinindo o valor da escola. Rio de Janeiro: Graphia, 2002.
TEIXEIRA, Anísio. Educação no Brasil. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1969. TEIXEIRA; Anísio. Educação não é privilégio. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1994.
TEIXEIRA, Anísio. Educação para a democracia: introdução à administração educacional. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
VIGOTSKI. LEV S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

CULTURAIS/CULTURALISTAS E CRÍTICAS DO CONHECIMENTO

ARENDT, Hannah. Entre o passado e futuro. São Paulo: Perspectiva, 2007.
ADORNO, Theodor. A educação contra a barbárie. In ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação. Tradução Leo Wolfgang Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. p.119-138.
ADORNO, Theodor. Educação após Auschwitz. In ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. p. 119-138.
ADORNO, Theodor. Educação e emancipação. In ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. p. 169-185.
ADORNO, Theodor. Educação, para quê? In ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. p. 139-154.
ADORNO, Theodor. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. Tradução e notas Marcus Vinícius Mazzari. São Paulo: Duas cidades. Ed. 34, 2002.
BENJAMIN, Walter. Documentos de cultura, documentos de barbárie. Escritos escolhidos. São Paulo: Cultrix ― Universidade de São Paulo, 1986.
BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo, Summus, 1984.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas volume I. São Paulo: Brasiliense, 1996.
BENJAMIN, Walter. Rua de Mao única. Obras escolhidas volume II. São Paulo: Brasiliense, 1996.
BOURDIEU, Pierre. A produção da crença: contribuições para uma economia dos bens simbólicos. São Paulo: Zouk, 2004.
BOURDIEU, Pierre. Lições de aula. São Paulo: Ática, 2001.
BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência: Por uma sociologia clinica do campo científico. Tradução Denice Bárbara Catani. São Paulo: Editora UNESP, 2004.
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. Introdução, organização e seleção Sérgio Miceli. 5 ed. São Paulo: Perspectiva, 2004.
CHARLOT, Bernard. Educação e Culturas. Fórum Social Mundial de Porto Alegre 2001. In PATIO on line, ano VII, n 25, Fev/Abr 2003. Porto Alegre: Artmed. p. 01-11 (Site consultado 10/06/2003).
CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas representações. Lisboa: Brasil, 1987.

BIOLOGISTA, EVOLUCIONISTA, ANTROPOLOGISTA, ETOLOGISTA

BRETON, David Le. As paixões ordinárias: antropologia das emoções. Petrópolis: Vozes, 2009.
LORENZ, Konrad. A demolição do homem ― crítica à falsa religião do progresso. São Paulo, Brasiliense, 1986.
LORENZ, Konrad. Os Fundamentos da Etologia. São Paulo: Ed. UEP. 1995.
MAUSS, Marcel. Sociologia e Antropologia. Rio de Janeiro: Cosac Naify, 2008.
McLAREN, Peter. Rituais na Escola: em direção a uma economia política de símbolos e gestos na Educação. Petrópolis: Vozes. 1991.
MORIN, Edgar. Ciência com Consciência. Rio de Janeiro: Bertand/Brasil, 2002.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez e autores Associados & Brasília, DF: UNESCO, 2000.
MORIN, Edgar. O paradigma perdido ― a natureza humana. Portugal Mira-Sintra: Publicações Europa-América, 2000.
SCHILLER, Friedrich. A educação estética do homem. São Paulo: Iluminuras, 2002.
WRANGHAN, Richard. Pegando fogo: por que cozinhar nos tornou humanos. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.


FENOMENOLÓGICA DO CONHECIMENTO

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1971.
REZENDE, Antônio Muniz. Concepções fenomenológicas da Educação. São Paulo: Cortez e Autores Associados, 1990.

IMPLICAÇÕES PÓS-MODERNISTAS COM A EDUCAÇÃO

LAMPERT, Ernani (org.). A universidade na virada do século XXI: Ciência, pesquisa e cidadania. Porto Alegre: Sulina, 2000.
BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
BAUMAN, Zygmunt. Vida Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
BAUMAN, Zygmunt. A sociedade individualizada ― vidas contadas e histórias vividas. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
DUBORGEL, Bruno. Imaginário e Pedagogia. Lisboa: Instituto Piaget, 1995.
LIPOVETSKY, Gilles. A sociedade da decepção. São Paulo: Manole, 2007.
LIPOVETSKY, Gilles. A sociedade pós-moralista: o crepúsculo do dever e a ética indolor dos novos tempos democráticos. São Paulo: Manole, 2005.
MOSCOVICI, S. A representação social da Psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
MOSCOVICI, S. Representações Sociais: investigações em Psicologia Social. Petrópolis: Vozes. 2003.
MAFFESOLI, Michel. O mistério da conjunção: ensaios sobre comunicação corpo e socialidade. Porto Alegre: Sulina, 2005.
MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos – o declínio do individualismo na sociedade de massa. São Paulo: Forense Universitária, 2008.
SANTOS, Boaventura de Souza. Introdução a uma Ciência pós-moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1989.
SANTOS, Boaventura de Souza. Um discurso sobre as ciências na transição para uma ciência pós-moderna. São Paulo: Estudos Avançados, v.2; n.2, 1988.

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