quarta-feira, 15 de maio de 2013

Encontro das Orientações Curriculares Indígenas - 13 a 16 de maio de 2013.

De 13 a 16 de maio de 2013, data do Encontro das Orientações Curriculares Indígenas.

Cronograma: 13/05 (2ª feira).
07h30min. - Credenciamento.
08h30min. - Abertura.
09:00 h.
Colóquio: Educação Escolar Indígena - As Políticas Educacionais, OCs e a Proposta Pedagógica com Dr. Paulo Augusto Mário Isaac - UFMT, Félix Rondon Adugoenau - Mestrando em Educação UFMT e Coordenador da Coordenadoria de Educação Escolar Indígena, Débora Pedrotti - superintende Superintendência de Diversidades Educacionais - SUDE e Profª Aldina Cássia Fernandes da Silva - Superintendência de Formmação de Professores - SUFP, Mediação: Sônia Gonçalina Pereira.
12:00 - Almoço.
13:00 hs
Colóquio: Diretrizes Curriculares 2012 - Conselho de Educação Escolar Indígena com o Prof. Presidente Filadelfo de Oliveira Neto e o Prof. Sebastião Ferreira de Souza. Mediação: Elen L. Prates.
15:00 hs. - Intervalo.
15:15 hs. - Grupos de estudos dos textos das Orientações Curriculares e Diretrizes.
17:00 hs. Encerramento.

14/05 (3ª feira).
08:00 hs. - Continuação grupos de estudos dos textos das Orientações Curriculares e Diretrizes.
09:30 hs. - Intervalo.
09:45 - Continuação grupos de estudos dos textos das Orientações Curriculares e Diretrizes.
12:00 hs. - Almoço.
13:00 hs. - Exposição Dialogada: Concepções Teóricas PPP - Profª Formadora Edileuza Felipe de Souza.
17:00 hs. - Encerramento.

15/05 (4ª feira).

08:00 hs. - Oficina Laboratório: Cadastro e/ou verificação de senhas no Sistema Integrado de Gestão Escolar e PPP on-line.
11:00 hs. Almoço.
13:00hs. - Oficinas: Possibilidades na Construção  Projeto Político Pedagógico.
17:00hs. Encerramento.

16/05 (5ª feira)
08:00hs. Socialização dos Trabalhos.
11:00hs. Avaliação e encerramento do encontro.
12:00hs. - Almoço.
Segundo o folder do encontro: "Este encontro propõe reflexão sobre a multiplicidade étnica nas concepções epistemológicas que fundamentam o Projeto Político enquanto documento norteador das ações escolares indígenas
Objetivo Geral: Compreender o Projeto Político Pedagógico a partir das concepções da Educação Escolar Indígenas, bem como a importância deste projeto na organização coletiva do currículo de acordo com a realidade local.
Objetivos Específicos:

  • Compreender as principais concepções e diretrizes que permeiam o currículo escolar indígena;
  • Conhecer o contexto histórico da Educação Escolar Indígena a partir da redemocratização;
  • Orientar o desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico das Unidades Escolares a partir dos princípios e fundamentos da Educação Escolar Indígena e da Interculturalidade."
Comentários:
Este encontro foi orientado pela Coordenadoria de Educação Escolar Indígena que fosse encaminhando na prática. Que as falas abordassem os temas mostrando o que se poderia fazer e já ir fazendo um esboço, preenchendo conforme os anseios dos professores Bororo e dentro do que é possível na legalidade.
Mas, infelizmente não foi assim, conforme alguns professores colocaram. E ainda externaram que a parte teórica estava carregada de expressões e palavras muito técnicas e de pouco acesso e com pouca explicação das mesmas. Para alguns existe a barreira linguística, onde a língua portuguesa é a 2ª língua e, tudo o que é dito em língua portuguesa precisa primeiramente ser processado na na primeira língua para entendimento e compreensão do que está sendo dito. Ao meu ver a parte teórica do encontro estava mais para público não indígena. Poderia-se ter trabalhado e explorado fatos, exemplos e situações da cultura do Povo Bororo e de suas escolas. Quando um indivíduo indígena se sente contemplado e a situação se aproxima da sua realidade ele participa. Daí muitos palestrantes e professores não indígenas acharem que não estão participando e que são tímidos.
Em relação a "didática do palestrante" (metodologia, recursos didáticos), poderia-se ter explorado o colóquio. Nas palestras, os indígenas se sentem distantes. Poderia-se ter utilizado a metodologia do uso da palavra por clãs, iniciando na base da aldeia, conforme a estrutura da planta baixa da mesma. 

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