terça-feira, 17 de setembro de 2013

Visita ao Povo Suruí - Rondolândia - MT.

A viagem aconteceu aos dias 19 de julho de 2013.
Nesta viagem estavam Félix Adugoenau, mais o motorista Luís Felipe que conduziu o veículo Amarok liberado para esta viagem, já que é uma viagem longa, conforme o assessor pedagógico de Rondolândia, são 1.100 quilômetros  Cuiabá/Rondolândia - MT e com estradas de cascalho, areia e muito barro.
Como o Povo Suruí tinha solicitado a presença do Coordenador da Coordenadoria de Educação Escolar Indígena - CEI/SEDUC-MT, ficou de primeiramente fazer uma reunião com este povo.
A aldeia Apoena Meirelles dista da cidade de Rondolândia, aproximadamente 7 km.

Fig. 01. Roça de banana na chegada da aldeia do Povo Suruí

Fig.: 02 Escola Apoena Meirelles. 
A escola do Povo Suruí está organizada, limpa e bem cuidada com a esposa do José Suruí, na condição de diretora. Segundo ela, surgiram vários trabalhos para o diretor que poderia-se ter mais um servidor para cuidar da situação financeira e o diretor focar no pedagógico. Rondolândia é um município onde há muitas rochas. Há rochas gigantescas, maiores que uma carreta de carga pesada.

Fig.: 03. Quintal da EEI Apoena Meirelles. 

Fig.: 04. Estrada no fundo da EEI Apoena Meirelles para o riacho. 

Fig.: 05 Da esquerda para a direita: Liderança, Itabira (chefe Suruí) e Félix Adugoenau (coodenador CEI/SEDUC-MT). 

Fig.: 06. Na casa do Tomé Suruí. 

Fig.: 07. Félix Adugoenau (coordenador CEI/SEDUC-MT na secretaria da EEI Apoena Meirelles). 

Fig.: 08. Secretaria EEI Apoena Meirelles.

Fig.: 09. Escovódromo das crianças Suruí.

Fig.: 10. Cozinha da EEI Apoena Meirelles. 

Fig.: 11. Pequeníssima biblioteca da EEI Apoena Meirelles.

Fig.: 12. Sala de aula da Educação Infantil, ofertado pelo município de Rondolândia - MT.

Fig.: 13. Igreja na aldeia do Povo Suruí.
Uma das preocupações do chefe Itabira é de se fazer as práticas culturais do Povo Suruí e que não estão tendo um tratamento especial quanto a isso. O mesmo pediu ao coordenador que o ajudasse a fazer com tivesse o saber e o fazer Suruí na escola no seio do povo.
Mas segundo o que foi falado nesta aldeia, as pessoas com outra religião estão de certa forma proibindo as danças e as práticas culturais do Povo Suruí, dizendo que não pode. Então há uma série de proibições.

Fig.: 14. Reunião com o Povo Suruí.
Uma das demandas do Povo Suruí é a retomada da construção do prédio escolar que já teve no processo de construção Termo de Ajustamento de Conduta - TAC para que a obra tivesse andamento. No entanto, a mesma permanece inacabada. Em outra ocasião em Félix Adugoenau e o técnico Sebastião Ferreira de Souza que trabalha na Coordenadoria de Educação Escolar Indígena - CEI/SEDUC-MT, a mesma já estava paralisada e tomada de matos por todos os lados.
O atual prédio da EEI Apoena Meirelles já não comporta o número de Educandos escolares do Povo Suruí, daí a urgência da retomada da construção do prédio inacabado.
Na ocasião o Tomé entregou ao coordenador, documento assinado solicitando retomada dos trabalhos no prédio inacabado. O documento foi encaminhado por Félix Adugoenau, protocolado na SEDUC-MT, diretamente para a Superintendência da Infraestrutura. Ficou dos técnicos fazerem um novo levantamento diagnostico da situação do prédio escolar inacabado.

Fig.: 15. Reunião como o Povo Suruí.

Fig.: 16. Aldeia do Povo Suruí.
A aldeia do Povo Suruí, devido o contato com madeireiras, as casas são na maioria feitas de tábuas cerradas com cobertura de telha de cerâmica e eternit.

Fig.: 17. Aldeia do Povo Suruí.

Fig.: 18. Casa na aldeia do Povo Suruí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário