domingo, 10 de novembro de 2013

Vídeo XII Jogos dos Povos Indígenas

Um pouco tardio, antes que nunca.

Professora Beleni Saléte Grando.
O Povo Bororo testemunhado por Félix Adugoenau, reconhece e agradece o seu grandiosíssimo esforço ao se empenhar para colocar junto ao Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena uma aprendizagem de uma história ímpar não contada sobre o Povo Bororo no ensejo do XII Jogos dos Povos Indígenas em Cuiabá. Reviver um lado da história não contada pelo conquistador e dar ênfase a este povo desconhecido no seio da sociedade cuiabana pela maioria dos habitantes. Reviver um passado esquecido e ignorado pela maioria dos não indígenas mas tão vivo na memória coletiva deste povo que outrora viveu na região que é agora a capital do Estado de Mato Grosso.
Que o silêncio dos guerreiros Bororo tragam a paz aos seus próprios corações (na arena) e lhes deem paciência e também para as mulheres neste evento.
Que a saudade de um passado não vivido pelos Bororo atuais se manisfeste sem entristecer a ninguém e os soluços ecoem às almas.
Que Ikuia Pá e sua verdadeira história se solidifique para a posteridade.
Que Toroari (Morro de Santo Antônio ao lado direito da Rodovia MT - 456 conhecido também com o nome Rodovia Palmiro Paes de Barros no sentido Cuiabá/Santo Antonio de Leverger - MT) guarde os mistérios dos Bororo e conte-os somente para aqueles que conseguirem ouvir o som do silencio.
Que as almas dos antepassados Bororo deem sabedoria para os Bororo atuais e lhes deem paciência e força para continuar cada qual a sua jornada para um reencontro na aldeia dos mortos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário