quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Visitação - escolas não indígenas no XII Jogos dos Povos Indígenas

Aos 11 de novembro de 2013, 2ª feira, aconteceu a visitação da EE. Hélio Palma Arruda no XII Jogos dos Povos Indígenas no Jardim Botânico, região sucuri, Cuiabá - MT é continuidade de um trabalho iniciado junto as escolas não indígenas no CEFAPRO desta mesma cidade. É uma programação de visitação de escolas não indígenas.
O objetivo principal é a implementação da Lei Nº 11.645/08 de 10 de março de 2008 que torna obrigatório a temática História e Cultura Afro-Brasileira e indígena 
A Lei Nº 11.645/08. "Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm

Um trabalho feito pela Professora Doutora Beleni Saléte Grando, professora da Universidade Federal de Mato Grosso e os mestrandos Félix Adugoenau e Gerda, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação.

Fig. 01. Mário Márcio (centro) - Prof. E. E. Hélio Palma Arruda

Fig. 02. Educandos escolares EE. Hélio Palma Arruda - Feira de Artesanato.

Fig. 03. Profª EE. Hélio Palma Arruda.

Fig. 04. Educanda escolar EE. Hélio Palma Arruda tocando o imitador de passarinhos.


Fig. 05. Educando escolar EE. Hélio Palma Arruda tocando o imitador de passarinhos.

A EE. Hélio Palma Arruda trabalhou o projeto sobre a desconstrução do preconceito sobre os Povos Indígenas embasado pela Lei Nº 11.645.
Não se ouviu nenhum dizer preconceituoso durante o translado e nem no retorno à escola.
Eles se mostraram preparados e educados pelos professores que trabalharam o projeto, para um encontro com os indígenas durante a visitação ao XII Jogos dos Povos Indígenas.


Fig. 06. Emanuel educando escolar EE. Hélio Palma Arruda.

Ele olhou para ambos os braços, olhou para os seus bíceps, contraiu-os, ergueu os mesmos para o alto e exclamou: "Quando eu crescer, quero ser índio!!!" (Foto Fig. 06). Isso aconteceu durante em uma das visitações no XII Jogos dos Povos Indígenas.

Um comentário:

  1. FOI UM DOS PROJETOS MAIS GRATIFICANTES QUE A ESCOLA JÁ PARTICIPOU! OBRIGADA FÉLIX POR TUDO!

    ResponderExcluir