sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

2ª Etapa - Magistério Intercultural Bororo 2014

Divulgo a 2ª Etapa de Estudos Intensivos na Escola Indígena Estadual Korogedo Paru, Aldeia Córrego Grande, município de Santo Antônio de Leverger - MT. A única etapa de estdos intensivos dos 13 magistérios interculturais para professores indígenas sem formação que aconteceu no recesso escolar do exercício de 2014.
Congratulações ao Povo Bororo por terem feito esta 2ª Etapa de Estudos Intensivos na "raça". 
Congratulações às professoras/cursistas e aos professores/cursistas das aldeias Bororo: Meruri, município de General Carneiro - MT, Tadari Umana, município de Rondonópolis - MT, Perigara do município de Barão de Melgaço e Córrego Grande - Santo Antônio de Leverger - MT.
A todas as pessoas que trabalharam na limpeza dos espaços utilizados nesta etapa e operação de cozinha.
A todos os gestores da EEI Korogedo Paru: Benedito Pereira Júnior, Gilberto Kia e Evaristo Kiga. 
E, principalmente ao ex-diretor desta mesma escola, "imedu" Bruno Tavie e "aredu" Sílvia Maria Enauredo que tiveram a coragem e a ousadia de dizer: "Nós vamos executar esta 2ª Etapa de Estudos Intensivos!" e com meios próprios fizeram todos os encaminhamentos possíveis para o acontecimento deste magnânimo evento. 
Um agradecimento que ecoa no universo à comunidade da Aldeia Córrego Grande, anfitriã do Magistério Intercultural Bororo e aos  seus representantes políticos, Marcelo Manobaro e Jorge e ao corpo de conselheiros.
Estou imensamente orgulhoso e com saudades de todos vocês e dos momentos em que aprendemos juntos. 
Um Bororo chora de saudades, não fala sobre.
Obrigado por lembrarem de mim e permitirem-me a fazer parte da vida de todos vocês em um momento importantíssimo que jamais retornará num momento conturbado de interpretação e ressignificação da escola para a especificidade e diferenciação do nosso povo.
Precisamos de professores Bororo compromissados com a causa deste povo e que não permitam que o poder do salário e/ou status de assalariado e status acadêmico não se sobreponham sobre o sentimento nobre de pertencimento étnico, metade exogâmico e clânico na caminhada da construção de uma escola que descolonialize os saberes e os poderes dos quais somos tomados ainda pelas suas sombras, sem perder no horizonte a alteridade do verdadeiro "ser" Bororo e epistemologia filosófica do "Bakaru" com fervente preocupação em perscrutar o que o amanhã preparou para nós e lidarmos com as vicissitudes da vida e no manejo da máquina escolar a favor da sobrevivência deste sofrido povo.
Deste vosso incansável irmão leal, ético, confidente, defensor, cúmplice, compatriota e "eterno" Bororo, Félix Adugoenau!!!
________________________________________________________


Escola Indígena Estadual Korogedo Paru

2ª Etapa de Estudos Intensivos acontece na Escola Indígena Estadual Korogedo Paru, Aldeia Córrego Grande


Aos 13 de janeiro de 2014, deu-se início ao Curso Magistério Intercultural Bororo na aldeia Córrego Grande, Terra Indígena Tereza Cristina – Município de Santo Antônio de Leverger/ MT para duas turmas: Base Nacional Comum –BNC com 17 Cursistas e Base Profissional – BP com 13, totalizando 30 professores/Cursistas Bororo vindos de diferentes aldeias Bororo. Cada turma com diferentes Disciplinas. A Base Nacional Comum, do dia 13 a 20 de Janeiro com disciplinas de Biologia, Física e Química, ministradas pelos docentes Erivelton Postil e Alex Volpato Zamboni. Na Base Profissional, mesma semana, 13 a 18/01 com as disciplinas Psicologia da Educação e Pedagogia Indígena, Gênese, Identidade e Autonomia, ministradas pela docente Maria Aparecida Silva. De 20 à 25/01 BP, as disciplinas de História da Educação Brasileira Indígena, Estrutura, Legislação, Direito e Gestão, ministradas pela docente Drª. Eunice Dias de Paula, e, no mesmo período para o BNC, as disciplinas, Língua Estrangeira Espanhol, ministradas pelo docente Me. Luís Gouvêa de Paula. Língua Portuguesa pela docente Rosely, Artes, pelo docente Valdei Lino Araújo, no período de 27/01 a 01/02, na BNC aulas aplicadas de Educação Física, pelo docente Lázaro, Sociologia e Filosofia pela docente Dulcilene Rodrigues, mesmo período de 27/01 a 01/02 na BP aulas aplicadas, Metodologia Do Ensino das Ciências Humanas aplicadas pela docente Dulcilene Rodrigues Fernandes.  Metodologia da Alfabetização na Língua Bororo, aplicada pelo Docente professor Félix Adugoenau. Do dia 03 a 08 de Fevereiro aulas aplicadas, Planejamento Curricular, abordadas pelo docente Evaristo Kiga e Políticas Linguísticas, Indígena e Indigenistas, ministradas pela docente Marluce Almeida da Silva, e na BNC, no dia 03 a 08/02, aulas ministradas foram Geografia, com a docente Geografia, e o docente Valdei aplicou a disciplina de História, e Antropologia abordadas pelo docente Aloir Pacini. A 2ª Etapa de Estudos Intensivos terminam com a disciplinas Língua Bororo, ministrada pelo docente Félix Adugoenau que é o Coordenador da Coordenadoria de Educação Escolar Indígena do Estado de Mato Grosso. O Diretor da Escola Estadual Indígena “Korogedo Paru”, professor Benedito Pereira Júnior acredita que os cursistas fortaleceram seus conhecimentos dentro de cada área de estudos o que vai contribuir nas suas escolas e aldeias de origem. Indígenas durante este período, agradecemos de coração à comunidade desta aldeia por acolher os cursistas das diversas aldeias Bororo, também aqueles que indiretamente contribuíram para que pudéssemos realizar mais esta etapa.                         
Texto elaborado pelo Diretor da EEI Korogedo Paru, Benedito Pereira Júnior.


Segue fotografias da 2ª Etapa de Estudos Intensivos na EEI Korogedo Paru, Aldeia Córrego Grande, município de Santo Antônio de Leverger – MT.

Fig. 01 - Professores/cursistas Bororo na 2ª Etapa de Estudos Intensivos no Magistério Intercultural.

Fig. 02 - Professores/cursistas Bororo na 2ª Etapa de Estudos Intensivos no Magistério Intercultural.

Fig. 03 - Professores/cursistas Bororo na 2ª Etapa de Estudos Intensivos no Magistério Intercultural.

Fig. 04 - Professores/cursistas Bororo na 2ª Etapa de Estudos Intensivos no Magistério Intercultural, em reunião com os gestores da EEI Korogedo Paru e Coordenadoria de Educação Escolar Indígena - CEI/SEDUC-MT.

Fig.: 05. Gestores da Escola Indígena Estadual Korogedo Paru. Esq./dir.: Gilberto Kia (coordenador pedagógico), Silvia Enaureudo (secretária) e Benedito Pereira Júnior Bakorokaru.

Fig. 06. Professores cursistas com a professora Eunice (centro).



Nenhum comentário:

Postar um comentário