quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Reunião Educação e Saúde na SEDUC - MT

05/10/2012 09:18 - publicado por Felix Adugoenau [ Alterar ] [ Excluir ]


Ontem, 4 de outubro de 2012, 5ª feira, aconteceu na Coordenadoria de Educação Escolar Indígena - CEI/SEDUC, reunião agendada com um mês de antecedência para este dia com as instituições: FUNAI/Cuiabá-MT, representante Hilda Maria Gonçalves, Distrito Sanitário Especial Indígena - DSEI-MT com seus representantes Marcelo - farmacêutico, Danielle - assistente social, Zenir - assistente social e CEI/SEDUC com a representante Roberta Simione Moraes que dirigiu a reunião e o Coordenador CEI/SEDUC, Félix Rondon Adugoenau.



Da esquerda para a direita: Roberta Moraes Simione (SEDUC), Hilda Maria Gonçalves (FUNAI), Félix Adugoenau (SEDUC), Marcelo (DSEI-Cuiabá), Danielle e Zenir (ambas DSEI-Cuiabá).

A pauta desta reunião foi Projeto Educação e Saúde. Daniele socializou um trabalho que a equipe da saúde está iniciando na Aldeia Meruri do Povo Bororo. Segundo ela há uma demanda muito forte sobre projeto para o grupo social "Ipare". Conforme a cultura Bororo, "Ipare" é grupo social dos iniciados no mundo adulto no mundo Bororo. Conforme as leis clânicas Bororo, falta envolver os "Iorubodare mage" que embora não seja "Ipare", são peças fundamentais na educação do jovem iniciado nesta fase da vida. E como ela ainda é nova neste trabalho junto ao Povo Bororo, ela quer fazer algo a curto prazo para suprir essas necessidades e demandas que ela conseguiu perceber nesta aldeia. Hilda ponderou sobre os projetos já pensados nos encontros deste projeto no ano de 2011. Salientou que as mudas de cultivares de pomar já estão prontas para irem para a aldeia de Córrego Grande. Outra grande problema apresentado por ela foi a inserção da maconha na Aldeia Pakuera, município de Paranatinga-MT, percebido quando a mesma esteve nesta aldeia do Povo Bakairi, que também é uma preocupação magnânima do coordenador da Educação Escolar Indígena que pontuou, externando grande preocupação, um outro fato que vem acontecendo na comunidade da Aldeia Itxalá do Povo Karajá no município de Santa Terezinha-MT. A assessora técnica Roberta socializou a reunião que ela o assessor técnico da CEI, Maxwell Barros Sampaio, tiveram na Aldeia Córrego Grande - Povo Bororo, município de Santo de Leverger-MT. Félix Adugoenau em sua fala fez análise e ponderou de forma técnica que no ano de 2013, o Plano de Trabalho Anual - PTA da Coordenadoria de Educação Escolar Indígena está comprometido, com valor baixíssimo. E que não se consegui inserir no PTA de 2013 recursos para este projeto e mesmo esse ano a maioria dos trabalhos ficaram sem atendimento por ter sido bloqueado todos os recursos no estado. Ainda havia recurso no PTA de 2012, mas que foram zerados. Diante de tudo isso, ele propôs que se fizesse uma audiência pública para atender o problema de alcoolismo nas comunidades do Povo Bororo. Não foi definido ainda nada e ficou agendada uma reunião para discutir o Projeto Educação e Saúde junto ao Povo Bororo na FUNAI/Cuiabá.

Em tempo manifestação da Danielle Pinto: "Fêlix, bom dia!!! Só para esclarecimento: os trabalhos que estão sendo realizados na aldeia Meruri, não são a curto prazo, até porque as demandas da aldeia requer tempo para que tenhamos resultados! Espero que o trabalho articulado entre saúde e educação gere bons frutos em prol do povo Bororo! Sobre o grupo IPARE, temos sim, que trabalharmos a sustentabilidade com eles e conto com você para um trabalho articulado! Sem mais: Dany Pinto!"
Danielle Pinto | danielle.social | 05/10/2012 09:55

Em tempo: o que Félix Adugoenau disse foi simplesmente que ela (Danielle) "... quer fazer algo a curto prazo para suprir essas necessidades e demandas que ela conseguiu perceber nesta aldeia.", subentende-se que para suprir as necessidades e demandas as ações teriam que ser feitas dentro de prazo muito curto, não tendo que esperar com demandas "para ontem" (jargão muito utilizado por gestores), e não que as ações teriam duração curta. Isso porque nenhum povo indígena quer projetos de curta e nem média duração. Precisa-se de um tempo para adaptação de quem irá trabalhar.

Ok Danielle? Grato pelo seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário