Ontem, 4
de outubro de 2012, 5ª feira, aconteceu na Coordenadoria de
Educação Escolar Indígena - CEI/SEDUC, reunião agendada com um mês de
antecedência para este dia com as instituições: FUNAI/Cuiabá-MT, representante Hilda Maria Gonçalves, Distrito Sanitário
Especial Indígena - DSEI-MT com seus representantes
Marcelo - farmacêutico, Danielle - assistente social, Zenir - assistente social e CEI/SEDUC com a representante Roberta Simione Moraes
que dirigiu a reunião e o Coordenador CEI/SEDUC, Félix Rondon Adugoenau.
Da esquerda para a direita: Roberta Moraes Simione (SEDUC), Hilda Maria Gonçalves (FUNAI), Félix Adugoenau (SEDUC), Marcelo (DSEI-Cuiabá), Danielle e Zenir (ambas DSEI-Cuiabá).
A pauta desta reunião foi Projeto
Educação e Saúde. Daniele socializou um trabalho que a equipe da saúde está
iniciando na Aldeia Meruri do Povo Bororo. Segundo ela há uma demanda muito
forte sobre projeto para o grupo social "Ipare". Conforme a cultura Bororo, "Ipare" é grupo social dos
iniciados no mundo adulto no mundo Bororo. Conforme as leis clânicas Bororo,
falta envolver os "Iorubodare
mage" que embora não seja
"Ipare", são peças fundamentais na
educação do jovem iniciado nesta fase da vida. E como ela ainda é nova neste trabalho junto ao Povo Bororo, ela quer
fazer algo a curto prazo para suprir essas necessidades e demandas que ela
conseguiu perceber nesta aldeia. Hilda ponderou sobre os projetos já pensados
nos encontros deste projeto no ano de 2011. Salientou que as mudas de cultivares
de pomar já estão prontas para irem para a aldeia de Córrego Grande. Outra
grande problema apresentado por ela foi a inserção da maconha na Aldeia Pakuera,
município de Paranatinga-MT, percebido quando a mesma esteve nesta aldeia do
Povo Bakairi, que também é uma preocupação magnânima do coordenador da Educação
Escolar Indígena que pontuou, externando grande preocupação, um outro fato que
vem acontecendo na comunidade da Aldeia Itxalá do Povo Karajá no município de
Santa Terezinha-MT. A assessora técnica Roberta socializou a reunião que ela o
assessor técnico da CEI, Maxwell Barros
Sampaio, tiveram na Aldeia Córrego Grande - Povo Bororo,
município de Santo de Leverger-MT. Félix Adugoenau em sua fala fez análise e
ponderou de forma técnica que no ano de 2013, o Plano de Trabalho Anual - PTA da
Coordenadoria de Educação Escolar Indígena está comprometido, com valor
baixíssimo. E que não se consegui inserir no PTA de 2013 recursos para este
projeto e mesmo esse ano a maioria dos trabalhos ficaram sem atendimento por ter
sido bloqueado todos os recursos no estado. Ainda havia recurso no PTA de 2012,
mas que foram zerados. Diante de tudo isso, ele propôs que se fizesse uma
audiência pública para atender o problema de alcoolismo nas comunidades do Povo
Bororo. Não foi definido ainda nada e ficou agendada uma reunião para discutir o
Projeto Educação e Saúde junto ao Povo Bororo na FUNAI/Cuiabá.
Em tempo manifestação da Danielle
Pinto: "Fêlix, bom dia!!! Só para esclarecimento: os trabalhos que estão
sendo realizados na aldeia Meruri, não são a curto prazo, até porque as demandas
da aldeia requer tempo para que tenhamos resultados! Espero que o trabalho
articulado entre saúde e educação gere bons frutos em prol do povo Bororo! Sobre
o grupo IPARE, temos sim, que trabalharmos a sustentabilidade com eles e conto
com você para um trabalho articulado! Sem mais: Dany Pinto!"
Danielle Pinto | danielle.social | 05/10/2012 09:55
Danielle Pinto | danielle.social | 05/10/2012 09:55
Em tempo: o que Félix Adugoenau disse foi simplesmente que
ela (Danielle) "... quer fazer algo a curto prazo para suprir essas
necessidades e demandas que ela conseguiu perceber nesta aldeia.",
subentende-se que para suprir as necessidades e demandas as ações teriam que ser
feitas dentro de prazo muito curto, não tendo que esperar com demandas "para
ontem" (jargão muito utilizado por gestores), e não que as ações teriam duração
curta. Isso porque nenhum povo indígena quer projetos de curta e nem média
duração. Precisa-se de um tempo para adaptação de quem irá trabalhar.
Ok Danielle? Grato pelo seu comentário.
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