terça-feira, 18 de junho de 2013

Evento COIAB Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira - COIAB

Em 13 de agosto de 2013, 5ª feira, aconteceu a reunião da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira - COIAB, no auditório da FUNAI de Cuiabá. 
O presidente Antônio Marcos Alcântara de Oliveira Apurinã, popularmente conhecido com o nome de Marcos Apurinã explanou a situação da COIAB e sua no que confere a próxima eleição para escolha das  pessoas que irão compor a nova diretoria. Explanou ainda a situação da escolha de Mato Grosso sediar a Assembléia Geral da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira - COIAB que se traduz em recurso financeiro pequeno para a realização de um evento desta magnitude.
O presidente do Conselho Deliberativo Fiscal - CONDEF, na pessoa de Agnelo do Xavante também fez uma apresentação, interagindo com o presidente da COIAB.
O superintendente em exercício, Carlos, da Superintendência de Assuntos Indígenas - SAI que fica junto a vice-governadoria do estado de Mato Grosso, apresentou o histórico do pleito da "Assembléia Geral Ordinária", instância máxima de deliberação, acontecer em Mato Grosso. Fez parte da mesa também o coordenador regional da FUNAI/Cuiabá - MT, na pessoa do Benedito Garcia, que deu todo o apoio para a reunião acontecer.
Houve uma deliberação na escolha do local, uma vez que a SAI colocou a dificuldade em encontrar em Cuiabá, neste período, um local para hospedagem dos representantes dos Povos Indígenas e acontecimento da Assembléia Geral Ordinária. 
Encaminhamentos de acontecimento da Assembléia Geral Ordinária: 

  • Local: Aldeia Umutina.
  • Chegada: 25 de agosto de 2013.
  • Data: 26 a 30 de agosto de 2013.
  • Distribuição data: 26 e 27 de agosto de 2013, "Fórum Indígena Estadual de Mato Grosso". 28, 29 e 30 de agosto de 2013, "Assembléia Geral Ordinária" (cunho eletivo) da COIAB.
Nos dias 26 e 27 de agosto de 2013, data do Fórum Indígena Estadual de Mato Grosso é o momento dos representantes dos povos indígenas deliberarem, debaterem, se organizarem e elaborarem um documento oficial pautado sobre as problemáticas vividas e sofridas de suas comunidades.
Nos dias 28 a 30 de agosto de 2013 acontecerá a Assembléia Geral Ordinária, deliberações, debates, eleição e encaminhamento de documentos finais. Nesta eleição serão eleitaas as pessoas que farão parte da nova diretoria da COIAB.
Foi ainda criado uma comissão para trabalhar na elaboração, sistematização e coordenação do evento composto por: Agnelo, Félix Rondon Adugoenau, Filadelfo de Oliveira Neto, Francisca Navantino Pinto de Ângelo, Roque, Sônia,  Vera  MadicaiXisto e Winti. O trabalho destas pessoas é pensar e organizar o evento de 25 a 30  de agosto de 2013.

Dados COIAB - fonte http://www.coiab.org/site/
- Foi criada em abril de 1989, sendo a maior organização indígena do país, com sede em Manaus - AM, tem uma representação em Brasília - DF para articulação política e apoio às organizações indígenas;
- Tem 75 organizações membros dos 9 estados brasileiros que compreendem a Amazônia Brasileira:
Acre, 
Amapá,
Amazonas, 
Maranhão, 
Mato Grosso, 
Pará, Rondônia, 
Roraima,
Tocantins.
- As organizações compreendem associações locais, federações regionais, organização de mulheres, professores e estudantes indígenas;
- as comunidades indígenas somam aproximadamente 430 mil pessoas que representa cerca de 60% da população indígena do Brasil;
- A Assembléia Geral Ordinária, instância máxima de deliberação, acontece a cada 3 anos, reúne lideranças representativas de 46 regiões dos 9 estados da Amazônia Legal Brasileira. Os representantes destas regiões constituem o Conselho Deliberativo e Fiscal CONDEF, órgão assessoramento, consultivo/deliberativo da Coordenação Executiva da COIAB;
- O CONDEF é eleito na Assembléia Geral Ordinária;
A Coordenação Executiva é a instância de execução da COIAB, formada por um coordenador geral, um vice-coordenador, um coordenador secretário e um coordenador tesoureiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário