segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Sugestão na Formação para a SUFP/SEDUC-MT - Superintendência de Formação de Pessoas


SUGESTÃO FORMAÇÃO – COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA – CEI/SEDUC-MT

Tracei algumas sugestões à SUFP/SEDUC-MT que podem acontecer antes das discussão da elaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos - PPPs para as escolas indígenas pelos CEFAPROS.

Segundo a normativa interna da SEDUC-MT, CEFAPRO é o Centro de Formação e Atualização de Professores. É o órgão responsável pela política de formação, sistematização e execução de projetos e programas da SEDUC e pelo desenvolvimento de parcerias com o MEC - Ministério de Educação, SMEs - Secretarias Municipais de Educação e IES - Instituições de Ensino Superior.

01 – Nas aldeias, ter um momento de discussão previa com um (a) antropólogo (a) com experiência nas lutas do segmento indígena através de uma plenária composta por: todos os agentes (diretor, secretário, professores(as), apoios - merendeira, limpeza, vigia e outros) que trabalham na escola, lideranças e neolideranças políticas (caciques e vicecaciques escolhidos pelas comunidades) e pessoas da comunidade (mulheres e homens) e educandos escolares indígenas.
01.1 – Momento de fala do antropólogo sobre questões históricas, culturais e cosmológicas indígenas gerais e relacionadas à educação escolar na contemporaneidade para os povos indígenas;
02  - Momento de fala de técnico da Coordenadoria de Educação Escolar Indígena - CEI sobre as leis específicas a nível federal e estadual para a Educação Escolar Indígena com a presença do (a) antropólogo (a) palestrante.
03 – Momento de análise da conjuntura política, econômica, cultural e segurança jurídica do povo e posteriormente da comunidade com a presença do (a) antropólogo (a).
04 – Momento apenas do Povo: Reflexão de “como dever ser a escola” após passar pelos passos de 01 a 03, supracitados, (somente os indígenas do povo e/ou comunidade participante, se necessário, o povo poderá chamar alguém que não seja do povo para ajudar a conduzir as discussões).
05 – Redação da proposta refletida e pensada com a presença do (a) antropólogo (a) e do (a) técnico (a) que palestrou sobre as leis específicas a nível federal e estadual.
06 – Garantir a presença e participação da Coordenadoria de Educação Escolar Indígena – CEI/SEDUC-MT.
06.1 – A atuação da Coordenadoria de Educação Escolar Indígena - CEI na SEDUC-MT junto à Educação Escolar Indígena – com técnicos da Coordenadoria.
06.2 – A política do segmento indígena defendida pela Coordenadoria de Educação Escolar Indígena para a Educação Escolar Indígena.
07 – Garantir a presença e participação do Conselho de Educação Escolar Indígena – CEEI/MT.

07.1 – A atuação do Conselho de Educação Escolar Indígena – CEEI/MT junto à Educação Escolar Indígena – técnicos do Conselho – nas esferas estadual e municipal.

Poder-nos-emos pensar em uma formação nesse sentido? ...

Após seguir todos estes passos importantes e imprescindíveis na construção de uma política de educação é que penso que passaria para a elaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas indígenas do Estado de Mato Grosso - MT.
Sem antes, não. Presumo que as comunidades ficariam engessadas nos "marcos" (orientativo na construção do PPP). Tive uma experiência de discussão em uma aldeia indígena e constatei pessoalmente que a comunidade ficou engessada nos marcos, querendo constantemente atender os marcos e não a sua situação real de vivência e conjuntura política, econômica, cultural e segurança jurídica.
As escolas indígenas podem e devem discutir todas as situações/problemáticas possíveis enquanto instituição formadora e considerando as suas diferenciações e especificidades calcada na legislação federal e estadual também estas específicas que orientam a oferta e o atendimento da educação escolar para os Povos Indígenas.

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