sexta-feira, 8 de agosto de 2014

UGFD inaugura Faculdade Intercultural Indígena

Em Mato Grosso do Sul, a Faculdade da Grande Dourados - UFGD inaugura oficialmente o prédio da Faculdade Intercultural Indígena - FAIND.
E nós com a nossa Diretoria de Educação Superior Indígena em Barra do Bugres - MT?...
Antes mesmo da Conferência Amerindia (1997), as lideranças indígenas do Estado de Mato Grosso já sabiam o que queriam: uma universidade indígena.
Se fizermos a contagem desde 97, computaremos 17 anos. 17 anos que os indígenas do Estado de Mato Grosso anseiam e esperam por uma universidade indígena que continua longe de acontecer. E até o momento não conseguimos sequer ter uma esperança a mais do que já foi proporcionado pelas conquistas que conseguimos. Parece que houve um retrocesso em tudo, desde a organização das lutas indígenas que repercute até as instâncias públicas, federal e estadual.
Socializo a inauguração.
____________________________________________________________

UFGD vai inaugurar Faculdade Intercultural Indígena
Quinta, 07 de Agosto de 2014 - 16:46
Fonte: da Redação
Foto: Divulgação
A UFGD, na próxima segunda (11), vai inaugurar oficialmente o prédio da Faculdade Intercultural Indígena (FAIND), a 11ª Unidade Acadêmica a ser implantada no campus.
Além da inauguração do espaço, a administração central fará o lançamento da segunda etapa de construção do prédio, dando continuidade às obras e aos projetos de consolidação da UFGD.
Antes da solenidade oficial, agendada para 8h, haverá o 'batismo' do espaço pelas Etnias Guarani e Kaiowá, momento tradicional da cultura indígena.
"Temos também esse compromisso com as políticas educacionais direcionadas para a cidadania, para a justiça social, com foco nas minorias sociais e étnicas, promovendo a inclusão de pessoas na educação superior", enfatizou o reitor Damião Duque de Farias.
Implantada em maio de 2012, a FAIND foi criada para apoiar os estudos e as populações indígenas. A faculdade já oferece os cursos de Licenciatura Intercultural Indígena Teko Arandu e a Licenciatura em Educação do Campo. Também já existem duas pós-graduações, Lato Sensu em Educação Intercultural Indígena e Lato Sensu em Gestão Pedagógica para a Educação Escolar Indígena. A Faculdade também realiza pesquisas e ações de extensão junto às comunidades e povos indígenas e do campo, auxiliando a execução de políticas públicas e respeitando seu modo específico de ser, com o objetivo de construir sua autonomia sociocultural e o seu empoderamento político e econômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário