quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Reunião com 2 representantes do Povo Enawenê Nawê

Enawenê Nawê esq/dir: Dodowai e Holikiali (ambos educandos escolares CEJA). Ao fundo Portela (ass. téc. pedagógico Coordenadoria), Félix Adugoenau (coordenador Coordenadoria), Fátima Resende (secretária adjunta de política educacionais), Maxwell (ass. téc. pedagógico Coordenadoria), Nadiley (vereadora Juína-MT) e Terezinha Furtado (chefe de gabinete).
 
Aos 31 de outubro de 2012, 4ª feira, estiveram reunidos no gabinete da SEDUC-MT os representantes do Povo Enawenê Nawê, Dodowai e Holikiali, acompanhados pela vereadora da cidade de Juína-MT, senhora Nadiley Soares Teixeira. A principal reclamação é de não ter aulas neste período. Eles querem ter aulas neste período e deixam claro que o período em nada impede de ter aulas e que podem muito bem estudarem. Ambos cursam o EJA em sala de extensão do CEJA Alternativo de Juína-MT na Aldeia Halataikwá, município de Juína-MT. A SEDUC apenas cumpriu com eles uma agenda de serviço acordado com os educandos escolares conforme o calendário feito por eles orientado pelos rituais sagrados do Povo Enawenê Nawê. Eles querem que professora permaneça lecionando até quase ao final do mês. Apesar de não ser esse o acordo, conforme consta nos anais da SEDUC, depois de intensas discussões e reuniões com este povo envolvendo a OPAN -Operação Amazônia Nativa. Nesta reunião estiveram presentes as autoridades da SEDUC: Professora Fátima Resende, Secretária Adjunta de Políticas Educacionais - SAPE, Terezinha Furtado, Chefe de Gabinete do secretário Dr. Ságuas Moraes, Professor José de Aguiar Portela, assessor técnico pedagógico que atua junto a esta sala de extensão, Professor Maxwell Barros Sampaio assessor técnico pedagógico da Coordenadoria de Educação Escolar Indígena - CEI e relator da Ata da reunião e Félix Rondon Adugoenau, coordenador da Educação Escolar Indígena. Após ampla fala dos representantes Enawenê Nawê, os encaminhamentos ficaram da seguinte forma: quatro jovens pleiteantes da função de professor deste povo será classificado e habilitado no exercício da docência na qualidade de professor leigo para depois lecionar para as crianças deste povo. Enquanto isso, o grupo de estudantes Enawenê Nawê do CEJA Alternativo continuará com as atividades normais na escolarização. Ficou aos cuidados de Félix Adugoenau para fazer a comunicação com a mãe de um dos técnicos da saúde que atua junto a este povo, senhor Marcos. Segundo ele, a mãe está muito interessada em trabalhar na escola da Aldeia Halataikwá (sala de extensão). Nesta aldeia há uma sala de aula aproximadamente a 700 metros da aldeia, próximo ao Rio Iquê, afluente do Rio 12 que é afluente do Rio Kamararé que é afluente do Rio Aripuanã.
 


 
 
                                                     Doc. Félix - encaminhamentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário