quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

CONFRATERNIZAÇÃO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA - CEI


"Hipocrisia de final de ano para compensar o índice de maldade praticado o ano inteiro. Por exemplo no ambiente de trabalho as pessoas demonstram hostilidade o ano inteiro e depois no final de ano te convidam para uma confraternização!!!" É o que algumas pessoas postaram nas redes sociais sobre a confraternização.
Confraternização (Con + fraternoLigar como irmãos, verbo transitivo. Félix Adugoenau, Coordenador da Coordenadoria de Educação Escolar Indígena-CEI/SEDUC-MT, não compartilha desta idéia. Pelo menos é o que se passa na forma dele enxergar, ouvir e sentir o mundo à sua volta. Em outros anos na SEDUC, devido os intensos trabalhos de viagem técnica pedagógica às escolas indígenas, no final de ano, nunca ele participou de um momento tão singular que para ele foi de suma importância. Na verdade ele enxergou na forma e envergadura Bororo de pensar, viver e reagir aos acontecimentos que trouxe um momento singular e simbólico.

Fig.: 1. 
Confraternização (Con + fraternoLigar como irmãos. Da esquerda para a direita (Fig.: 1.): José de Aguiar Portela, Félix AdugoenauSuelen de Arruda Leite Pansini, Roberta Moraes Simione, Sebastião Ferreira de Souza, Débora Erileia PedrottiNicheli Mariem Arruda Jaudy Araújo, Maxwell Barros Sampaio e Josefina Costa de Jesus.

Fig.: 2.
Esquerda p/ direita: José de Aguiar PortelaFélix AdugoenauSuelen de Arruda Leite PansiniSebastião Ferreira de SouzaDébora Erileia Pedrotti, Antonina da SilvaEugênia Gomes da Cruz, Josefina Costa de Jesus e Maxwell Barros Sampaio.


Fig.: 3.
O homem é um ser social e desde tempos antigos, nos encontros, nas reuniões, sempre teve a presença de comida e muitas vezes acompanhadas por alguma bebida. Como todo bom encontro, também não faltou comida e bebida. Apresentando as guloseimas (Fig.: 3 e 4): Bolo de chocolate, rocambole, panetone, batata em palha, cachorro quente, pão de queijo e salgadinhos: quibe, coxinha e outros (tudo em miniatura). Bebidas: sucos de maçã, de uva, coca-cola e fanta uva.

Fig.: 4.

 A aldeia Bororo é dotada de uma casa chamada "Bai Managejeu" que se traduz em 'Casa onde se come fraternalmente'. A fraternização aconteceu, em outro mundo, em um outro espaço, em uma outra circustância e com pessoas diferentes, mas aconteceu. Fiquei imensamente satisfeito em ver as pessoas da equipe todas juntas nesse momento e com clima de fraternização.

19 de dezembro de 2012, 4ª feira, período vespertino, SEDUC-MT. Dia e local onde que e onde aconteceu a confraternização da e na Coordenadoria de Educação Escolar Indígena - CEI/SEDUC-MT.
Muito obrigado a você Antonina da Silva.
Muito obrigado a você Bernadete Florentina de Lara.
Muito obrigado a você José de Aguiar Portela.
Muito obrigado a você Maxwell Barros Sampaio.
Muito obrigado a você Nicheli Mariem Arruda Jaudy Araújo.
Muito obrigado a você Roberta Moraes Simione.
Muito obrigado a você Sebastião Ferreira de Souza.
Muito obrigado a você Suelen de Arruda Leite Pansini.
Muito obrigado a você Xisto Tserenhiru Tserenhimi Rãmi.
São as colegas e os colegas de trabalho que atuam no setor Coordenadoria de Educação Escolar Indígena - CEI/SEDUC-MT.
Em nome de Débora Erieleia Pedrotti - superintendente SUDE, agradeço a todos da equipe que atuam com ela no  gabinete da Superintendência de Diversidades Educacionais - SUDE e que no exercício de 2013 tenhamos alegria, força e disposição para os trabalhos, com um atendimento específico ao diferente e às suas necessidades e demandas, principalmente as escolas indígenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário