sábado, 1 de dezembro de 2012

REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA - MT.

21, 22 e 23 (4ª, 5ª e 6ª feira) de novembro de 2012, período de acontecimento da reunião ordinária do Conselho de Educação Escolar Indígena de Mato Grosso, promovida pela Coordenadoria de Educação Escolar Indígena - CEI/SEDUC-MT, uma das pautas que causou polêmica e divisão de opiniões foi o do concurso público para professores indígenas do Estado de Mato Grosso.
 

Fig.: 1. Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena - CEEEI no anfiteatro do Hotel Fazenda, Cuiabá - Mato Grosso.
As pautas da reunião foram coordenadas pelo Senhor Sebastião Ferreira de Souza (Fig.: 1, 1º plano), assessor técnico pedagógico da Coordenadoria de Educação Escolar Indígena - CEI/SEDUC-MT que atuou como cerimonial da composição de mesa, mas não houve mesa. As autoridades foram convidadas e cada qual ia fazendo a sua fala e retornando para os seus repectivos lugares, consecutivamente. Na Fig.: 1, Filadelfo de Oliveira Neto, presidente do Conselho de Educação Escolar Indígena fazendo a sua exposição nas políticas gerais da Educação Escolar Indígena do Estado de Mato Grosso. Esta reunião ordinária contou com a presença de acadêmicos indígenas da Universidade Federal do Estado de Mato Grosso - UFMT, dos povos Arara do Rio Branco, BakairiBororo e Umutina.


Fig.: 2. Adriano Boro Makuda.

 Adriano Boro Makuda do Povo Bororo, acadêmico de curso de Direito na UFMT, faz a sua exposição com enfoque nas angústias e preocupações relacionadas à bolsa que recebem da FUNAI e outras questões de cunho acadêmico.

Fig.: 3. Professora Francisca Navantino.

Professora Francisca Navantino Fez a sua exposição com foco no Conselho Nacional de Políticas Indígenas - CNPI.

Fig.: 4. Débora Erilleia Pedrotti - Superintendente SUDE/SEDUC-MT
A professora Débora Erilleia Pedrotti, superintende da Superintendência das Diversidades Educacionais - SUDE, Fig.4, fez exposição pontuando o período da 1ª reunião ordinária do Conselho com suas problemáticas na execução relacionada à situação finaceira na SEDUC-MT.

Fig.: 5. Da esquerda para direita: Maxwell Barros Sampaio e Sebastião Ferreira de Souza.

Sebastião Ferreira de Souza, Assessor Técnico Pedagógico da Coordenadoria de Educação Escolar Indígena-CEI, Fig. 5, fez exposição das Orientações Curriculares para escolas indígenas e os fundamentos da mesma. Maxwell Barros Sampaio é assessor técnico pedagógico da Coordenadoria de Educação Escolar Indígena - CEI, em função diferenciada, não tendo escolas indígenas em sua responsabilidade, atuando mais diretamente ao Coordenador, Félix Adugoenau. Seu batismo de fogo aconteceu por idealização do Coordenador na Aldeia Halataikwá do Povo Enawenê Nawê, município de Brasnorte-MT.
 
Fig.: 6. Hilda Maria Gonçalves - FUNAI - Cuiabá-MT.
Hilda Maria Gonçalves abordou a questão das mudanças estruturais na FUNAI de forma geral e na FUNAI Regional Cuiabá. Falou sobre a situação dos convênios entre a FUNAI e a SEDUC-MT. Anunciou a aprovação do projeto feito pela FUNAI, encaminhanda por ela para atender o Povo Bororo, dando continuidade no Projeto Educação e Saúde, uma parceira com a SEDUC-MT iniciada em 2011, com uma forma diferente de abordar o alcoolismo nas aldeias deste povo.
 
Fig.: 7. Roberto Camargo - Superintendente RH/SEDUC-MT.
Roberto Camargo fez exposição sobre o 2º concurso para professores indígenas do Estado de Mato Grosso, abordando a Lei Complementar Nº 50 de 1 de outubro de 1998 - DOE 1/10/98 que dispõe sobre a carreira dos Profissionais da Educação Básica de Mato Grosso.
 
Fig.: 8 Ana Di Renzo e Wellington Quintino Pedrosa.
Fizeram exposição sobre as mudanças e a atual direção do 3º Grau Indígena em Barra do Bugres - MT. Pela nova estruturação da UNEMAT, o 3º Grau Indígena se tornou uma diretoria conforme o regimento desta instituição pública. Segundo a Ana Di Renzo, o 3º Grau Indígena ficou ligado diretamente à reitoria da UNEMAT.
 
Fig.: 9. Wellington Quintino Pedrosa - Diretor 3º Grau Indígena UNEMAT- Barra do Bugres-MT.
 
Fig.: 10. Ana Di Renzo - Pró-Reitora UNEMAT.
 
Fig.: 11. Conselheiros e participantes no aguardo da reunião com o Secretário Dr. Ságuas Moraes, SEDUC-MT.

Fig.: 12. Chefe de Gabinete, Terezinha Furtado, oferecendo águas aos conselheiros e participantes da reunião, SEDUC-MT.
Fig.: 13. Cumprimentos Secretário Dr. Ságuas Moraes aos Conselheiros e participantes indígenas.
 
Fig.: 14. Sala de reunião do gabinete do secretário Dr. Ságuas Moraes - SEDUC-MT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário