quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

V Seminário dos Povos Indígenas do Polonoroeste de MT.

V SEMINÁRIO DOS POVOS INDÍGENAS DO POLONOROESTE DE MT

Fig.: 1. Xinui Myky, ancião já falecido do Povo Myky.


Fig.: 2. V Seminário do Povos Indígenas do Polonoroeste de Mato Grosso

De 26 de novembro a 01 de dezembro de 2012, aconteceu o V Seminário dos Povos Indígenas do Polonoroeste de Mato Grosso - MT na Aldeia Japuíra do Povo Myky, município de Brasnorte - MT.
Considerando o fechamento do exercício do ano de 2012, não foi possível o Coordenador Félix Adugoenau estar um dia antes neste importantíssimo seminário dos Povos Indígenas do Polonoroeste do Estado de Mato Grosso, como haviam solicitado os indígenas na carta convite.
A fala do Coordenador - Coordenadoria de Educação Escolar Indígena - CEI/SEDUC-MT estava prevista para 29 de novembro de 2012, 5ª feira, conforme programação enviada pelo senhor Audecir Vela Rodrigues Arara, um dos líderes dos Povos do Polonoroeste de Mato Grosso. Neste mesmo dia também fizeram exposição na ordem: -  Sebastião Ferreira de Souza, assessor tecnico pedagógico da Coordenadoria supracitada (trabalha na mesma sala que Félix Adugoenau), abordou a Portaria Nº 309, vigente para o exercício de 2013 e final de 2012 para a Educação Escolar Indígena em Mato Grosso a nível de estado e um pouco e tudo da realidade da Educação Escolar Indígena no Estado de Mato Grosso; - Filadelfo de Oliveira Neto do Povo Umutina do município de Barra do Bugres - MT, presidente com tempo prorrogado na presidência do Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena - CEEEI-MT, abordou o papel e as atribuições do Conselho junto as secretarias estadual e municipais.
Félix Rondon Adugoenau fez explanação nas seguintes pautas:
1 - atribuições e competências da Coordenadoria de Educação Escolar Indígena - CEI/SEDUC-MT.
2 - Contratos;
3 - Concurso para professores indígenas e a comissão criada para pensá-la, Lei Nº 7.040 e LC Nº 50 relativizando-as à Educação Específica e Diferenciada para Povos Indígenas;
4 - Recurso Plano de Trabalho Anual - PTA da Coordenadoria de Educação Escolar Indígena - exercício 2012.
5 - Gastos e custos - Termos de Referência: reunião dos diretores indígenas e reunião Conselho. Implantação e implementação do Magistério Intercultural e Ensino Médio Integrado à Educação Profissional junto algumas comunidades indígenas e povos Polonoroeste: Arara do Rio Branco, Cinta LargaRikbaktsa.

Fig.: 3. Caminho da Aldeia Japuíra, Povo Myky, Brasnorte.
Esquerda para direita: Filadelfo de Oliveira Neto - Presidente do Conselho e Sebastião Ferreira de Souza - Assessor Técnico da Coordenadoria de Educação Escolar Indígena na estrada que vai até a Aldeia Japuíra do Povo Myky, município de Brasnorte - MT.


Fig.: 4. Caminho Aldeia Japuíra, Povo Myky, Brasnorte.
Esquerda para direita: Filadelfo de Oliveira Neto - Presidente do Conselho e Félix Rondon Adugoenau - Coordenador da Coordenadoria de Educação Escolar Indígena na estrada que corta a mata indo até a Aldeia Japuíra do Povo Myky, município de Brasnorte - MT.


Fig.: 5. Chegada à Aldeia Japuíra, Povo Myky, Brasnorte.


Fig.: 6. Torneio de Futebol Society entre os Povos do Polonoroeste de Mato Grosso.
Quando chegamos na Escola Indígena Estadual Xinui Myky, na Aldeia Japuíra não tinha muitas pessoas, apenas algumas mulheres participantes do V Seminário. Logo constatamos que a maioria estava no campo de futebol na disputa de torneio de confraternização organizado pelos próprios participantes do seminário. Todos os dias, após as 17:00 tinha jogo.


Fig.: 7. Latada ao lado do campo de futebol.


Fig.: 8. Outra latada na beira do campo de futebol.
A organização contou com uma caminhonete equipada com som em sua carroceria. A caminhonete é do Povo Arara do Rio, município de Aripuanã - MT.


Fig.: 9. Jogo das mulheres no torneio do V Seminário.
A organização do seminário organizou, como de praxe, torneio das mulheres indígenas dos povos participantes do V Seminário na Aldeia Japuíra.


Fig.: 10. Torneio de mulheres indígenas no V Seminário.
Os jogos masculino e feminino foram alternados para acontecer.

Fig.: 11. Lenha amontoada no local das apresentações culturais.


Fig.: 12. Entardecer na Aldeia Japuíra.


Fig.: 13. Professor do Povo Myky varrendo o local das apresentações culturais.


Fig.: 14. Quintal da casa onde fica irmã Elizabete.


Fig.: 15. Quintal irmã Elizabete.


Fig.: 16. Casa onde fica irmã Elizabete

Fig.: 17. Esquerda para direita: Liderança tradicional, Félix Adugoenau e o cacique da Aldeia Japuíra.
O Coordenador Félix Adugoenau (Fig.: 16) buscou conversar e ouvir as lideranças do Povo Myky para perceber seus anseios.

Fig.: 18. Thomas (expadre) com sua esposa, Njãkau.
O Coordenador Félix Adugoenau teve a oportunidade de conversar longamente com Thomas de Aquino Lisbôa, um ex-padre jesuíta, que casou-se em 1986 com uma mulher Myky chamada Njãkau do Povo Myky na Aldeia Jápuíra. O Coordenador fez aquisição por meio de compra no valor de R$ 20,00 de um Diário, transformado em livro entitulado Enawenê-Nawê Primeiros Contatos do próprio Thomas.

Fig.: 19. Esquerda para direita: Filadelfo, Sebastião e Félix Adugoenau na noite das apresentações culturais.

Fig.: 20. Indígenas se preparando para uma dança ritual na noite de apresentação cultural.

Fig.: 21. Jovens do Myky se organizando para uma dança ritual.

Fig.: 22. Jovens do Povo Kaiaby.

Fig.: 23.
Povo Cinta Larga se preparando para uma dança ritual milenar (Fig.: 22.). Entre eles está um não índio que atua na condição de professor, na 3ª posição, esquerda para direita.

Fig.: 24.
Povo Cinta Larga em dança ritual milenar(Fig.: 23).

Fig.: 25.
Povo Kayabi (Fig.: 24) se preparando para uma dança ritual milenar.

Fig.: 26.
Povo Kayabi em dança ritual milenar (Fig.: 25.).

Fig.: 27.
Povo Manoki, oficialmente reconhecido pela FUNAI de Irantxe (Fig.: 26.) em dança ritual milenar.

Fig.: 28.
Noite de apresentação cultural dos povos indígenas presentes no Seminário Polonoroeste (Fig.: 27.).

 Fig.: 29.
Exibição de fotos feita por professor Kayabi (Fig.: 28.) das Olimpíadas Interculturais entre os povos Kayabi, Munduruku e Apiacá, após as apresentações culturais.

Fig.: 30.
Exposição do Assessor Técnico Pedagógico, Sebastião Ferreira de Souza (Fig.: 29) no V Seminário dos Povos Indígenas do Polonoroeste de Mato Grosso - MT na Aldeia Japuíra do Povo Myky, município de Brasnorte - MT.

Fig.: 31.
Grupo de Trabalho das pessoas relatoras no V Seminário dos Povos Indígenas do Polonoroeste(Fig.: 31).

Fig.: 32.
Filadelfo de Oliveira Neto (Fig.: 32) fazendo exposição no V Seminário dos Povos Indígenas do Polonoroeste de Mato Grosso - MT na Aldeia Japuíra do Povo Myky, município de Brasnorte - MT.

Fig.: 33.
Félix Adugoenau (Fig.: 33) fazendo exposição no V Seminário dos Povos Indígenas do Polonoroeste de Mato Grosso - MT na Aldeia Japuíra do Povo Myky, município de Brasnorte - MT.

Fig.: 34.
Félix Adugoenau (Fig.: 34) fazendo exposição -contexto legal a nível federal - no V Seminário dos Povos Indígenas do Polonoroeste de Mato Grosso - MT na Aldeia Japuíra do Povo Myky, município de Brasnorte - MT.

Fig.: 35.
Félix Adugoenau (Fig.: 35) fazendo exposição no V Seminário dos Povos Indígenas do Polonoroeste de Mato Grosso - MT na Aldeia Japuíra do Povo Myky, município de Brasnorte - MT.

Fig.: 36. Prédio escolar da Escola Indígena Estadual Xinui Myky, Aldeia Japuíra, Brasnorte - MT

Fig.: 37. Momento do lanche.

Fig.: 38. Terezinha Pazdiora Demoliner (Fig.: 38), Assessora Pedagógica de Brasnorte, ao centro da fotografia.

Fig.: 39. Restos de carvão no local onde aconteceram as apresentações culturais.

Fig.: 40. 
Exposições depois do intervalo (Fig.: 39). Leitura da Portaria Nº 303 - SEDUC-MT por Sebastião Ferreira de Souza (direita de Félix Adugoenau).

Fig.: 41. 
Terezinha Pazdiora Demoliner - Assessora Pedagógica de Brasnorte, Félix Adugoenau e Sebastião Ferreira de Souza (Fig.: 41), após o intervalo. Exposições pertinentes as escolas indígenas: matrizes curriculares, diário eletrônico, matrículas e tramitação, calendário letivo, verba emergencial, contratos e professores interinos, contratos de Técnico Administrativo Educacional - TAE e Apoio Administrativo Educacional - AAE, atendimento ao específico e outros.

Fig.: 42. Composição de mesa para as considerações finais, no final da tarde.

Fig.: 43. 
Tarcísio Butami e Eriberto Nabita (Fig.: 43, os dois primeiros), do Povo Rikabaktsa. Um dos primeiros professores indígenas que Félix Adugoenau teve contato nos primeiros cursos de capacitação para professores indígenas no Estado de Mato Grosso.

Fig. 44. Parte da Aldeia Japuíra do Povo Myky.

Fig.: 45. Noite cultural na Aldeia Japuíra do Povo Myky, Brasnorte - MT.

Fig.: 46. Apresentação cultural das mulheres do Povo Arara do Rio Branco - Aripuanã - MT.

Fig.: 47. Apresentação cultural de mulheres do Povo Arara do Rio Branco - Aripuanã - MT.

Fig.: 48. Apresentação cultural de mulheres do Povo Arara do Rio Branco - Aripuanã - MT.

Fig.: 49. Apresentação cultural de homens do Povo Arara do Rio Branco - Aripuanã - MT.

Fig.: 50. Apresentação cultural de homens do Povo Arara do Rio Branco - Aripuanã - MT.
À frente, senhor Jovanês, diretor da Escola Indígena Estadual Adeca Vela Arara.

Fig.: 51. Apresentação cultural de homens do Povo Arara do Rio Branco - Aripuanã - MT.

Fig.: 52. Apresentação cultural de homens do Povo Arara do Rio Branco - Aripuanã - MT. À esquerda, de short azul, Audecir Vela Arara, Presidente do Instituto Maiwu.

Fig.: 53. Apresentação cultural de homens do Povo Arara do Rio Branco - Aripuanã - MT.

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